EMPRESA
Somos uma Equipe Interdisciplinar, composta por psicólogos, pedagogos/psicopedagogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas psiquiatras, neurologistas, neuropsicólogos e fonoaudiólogos. Com o objetivo de realizar um trabalho eficiente, humanizado e integrado, contamos com um corpo clínico e educacional altamente capacitado e experiente.
MISSÃO
Nossa missão é proporcionar bem-estar e qualidade de vida a todos que buscarem nossos serviços. Visamos o restabelecimento do equilíbrio psíquico, físico e emocional de nossos pacientes.
Aliados ao comprometimento social e a ético, temos ainda como propósito contribuirmos com o desenvolvimento científico na área de saúde mental e oferecer oportunidades de conhecimento a todos.
VISÃO
Atuando na área de saúde e educação, visamos atender a comunidade, seja por meio de tratamento clínico, oficinas e vivências, ou pela difusão de conhecimento através de cursos, palestras, workshops e pesquisas.
Baseados em conhecimento científico, inovações do mercado e aprimoramento profissional, trabalhamos com afinco para fazer do Instituto Legus um polo de referência e reconhecimento em nossa região.
VALORES
O Instituto tem, como princípio básico, a valorização do paciente em sua complexidade e multiplicidade.
O respeito em assistir os pacientes com acolhimento humanizado e de qualidade, além de acessibilidade e inclusão social, são valores fundamentais em nossas práticas.
Por meio de um diálogo crítico constante com a ciência, bem como o aprimoramento sistemático dos profissionais do Instituto e capacitação de profissionais da área de saúde mental, visamos trabalhar com afinco para fazer do Instituto Legus um polo de referência e reconhecimento em nossa região.
CONHEÇA NOSSOS SERVIÇOS
Veja abaixo um breve resumo dos nossos serviços prestados:
Plantão Psicológico
Plantão Psicológico
O Instituto Legus, a fim de proporcionar bem-estar à comunidade, oferece Plantão Psicológico online e gratuito, uma modalidade de atendimento psicológico de tipo emergencial que tem como principal objetivo a escuta e o acolhimento diante do estado de isolamento devido à pandemia COVID 19, entendendo seus recursos e possibilidades, ajudando você e seus familiares a lidarem com o momento de crise pelo qual estamos passando.
O Instituto Legus está oferecendo 2 sessões gratuitas e online de 30 minutos, com um (a) Psicólogo (a) da Equipe!
Entrar em contato conosco para buscar maiores informações pelo WhatsApp: (11) 9 7956-6712.
Psicodiagnóstico
Psicodiagnóstico
O Psicodiagnóstico consiste em um procedimento de identificação de questões relacionadas a possíveis problemas psicológicos do paciente. Para isso, sendo caracterizado como científico, utiliza-se de testes específicos (quando necessários), entrevistas e avaliações psicológicas.
Através deste procedimento são levantadas hipóteses que guiam todo o trabalho psicológico, visando a resolução de seu quadro clínico, além de determinar a conduta terapêutica e a intervenção mais apropriada, tendo a duração aproximada de 10 à 12 sessões, dependendo da singularidade de cada paciente.
Psicoterapia
Psicoterapia
A Psicoterapia é uma prática que visa auxiliar o paciente a lidar com questões emocionais e quaisquer outros problemas da psique humana. Através dessa prática, podemos, por exemplo, aprender a lidar com o estresse diário, com questões afetivas e seus reflexos familiares, levando a um processo de autoconhecimento e de ressignificação.
Psicopedagogia
Psicopedagogia
O Instituto Legus oferece atendimento individualizado com Pedagogos - Psicopedagogos preparados para atender às peculiaridades do desenvolvimento das crianças e adolescentes no seu processo educacional, com o intuito de prevenir, diagnosticar e atuar nos problemas de aprendizagem escolar. O acompanhamento é realizado com atividades lúdicas e pedagógicas, que avaliam os processos envolvidos na construção de conhecimentos. Um plano de intervenção é elaborado e compartilhado com todos que lidam com a criança ou adolescente. A família e os professores são orientados para que possam contribuir com a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas.
Reabilitação Cognitiva
Crianças, adultos e idosos
Reabilitação Cognitiva de Crianças, adultos e idosos
A Reabilitação Cognitiva é uma proposta do Instituto Legus, que visa aprimorar ou recobrar habilidades e funções que possam ter sido prejudicadas, resultantes de uma emergência, declínio ou problemas decorrentes de alterações das funções psíquicas superiores.
Esta prática é utilizada para manter, reaver, bem como desenvolver modos de lidar com perdas irreversíveis que afetam diretamente o dia a dia e a qualidade de vida, como por exemplo nos casos de problemas de atenção e memória.
Oficinas Legus
Oficina do Brincar Legus
É através da brincadeira que a criança se comunica, conhece, estabelece relação e interage com as pessoas e com o mundo. A oficina do Brincar Legus tem como proposta possibilitar a crianças 03 a 06 anos tempos e espaços para o brincar e contribuir para aspectos fundamentais do desenvolvimento integral infantil.
⦁ Favorece a expressão de sentimentos, sendo uma forma de comunicação consigo mesmo e com os outros
⦁ Gera a oportunidade de elaborar o que não foi verbalizado, expressando necessidades e anseios
⦁ Contribui para o desenvolvimento de contatos sociais e a integração da personalidade
Oficina Legus
A constatação da evolução de crianças e adolescentes pela participação em atividades desenvolvedoras em pequenos grupos, trouxe ao Instituto Legus essa modalidade de atendimento, que busca integrar educandos com diferentes percursos de aprendizagem em múltiplas experiências. As oficinas reúnem crianças de 6 a 12 anos, e têm como objetivos:
⦁ Enfatizar a vida social e o respeito à singularidade
⦁ Favorecer o sentido da aprendizagem para que o educando acredite em sua possibilidade de aprender
⦁ Ressignificar a trajetória de vida e escolar
⦁ Contribuir para seu desenvolvimento afetivos, cognitivo e social.
Oficina de Voz Legus
A oficina de voz Legus tem como objetivo sensibilizar, apresentar e abordar informações sobre cuidados relacionados à saúde vocal do professor e sua qualidade de vida. Entre os temas abordados, estão: a identidade da voz; anatomia e fisiologia da voz; saúde vocal e exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal e uso da voz em sala de aula.
Universidade da Maioridade
Universidade da Maioridade
A qualidade de vida e o envelhecimento saudável requerem uma compreensão mais abrangente e adequada de um conjunto de fatores que compõem o dia a dia.
O Instituto Legus se propõe, com esse projeto, a contribuir para a informação das pessoas com mais de sessenta anos, sobre aspectos relevantes da modernidade, no contexto sociocultural do país.
As atividades lúdicas e desafiadoras, buscam ressignificar a trajetória de vida, resgatando experiências, desejos e sonhos dos participantes, permitindo a criação de laços sociais significativos.
Frequência: SEMANAL
Terças-feiras
Horário: Das 16h00 às 19h00.
Duração: 3 horas
GAGMA - Grupo de Apoio a Gestantes e Mães
O GAGMA reúne gestantes, casais grávidos, pais e mães recentes, mães solteiras, além de profissionais convidados. Coordenado por psicólogos e fonoaudiólogos tem como proposta discutir dúvidas, compartilhar experiências, ansiedades e receios próprios da maternidade. O grupo promove conversas e traz informações e conteúdos relacionados a essa fase, tais como: rede de cuidado às mães, políticas públicas e direito de quem amamenta, amamentação e desenvolvimento infantil, entre outros.
É um espaço de apoio com benefícios terapêuticos para a experiência da maternidade.
GATA - Grupo de Apoio de transtornos Afetivos
Com os Grupos de Apoio de Transtornos Afetivos, o Instituto Legus tem como objetivo propiciar um ambiente de troca de experiências e vivências, buscando soluções e ajuda de forma solidária, trazendo apoio e conforto aos pacientes com transtorno afetivo e seus familiares.
Os grupos do GATA são conduzidos em parte por pacientes e familiares, identificando-os como agentes facilitadores para aqueles que vão em busca de apoio, conforto e orientação. Todo o trabalho é desenvolvido de forma confidencial, onde cada um pode fazer a diferença na vida dos demais.
GAMA - grupo de Apoio a Mulheres de Alphaville
O GAMA reúne mulheres de todas as idades com a proposta de discutir o feminino e tudo o que dele advém.
Através da troca de experiências, vivências, conhecimentos e saberes, o grupo propicia o encorajamento e fortalecimento da mulher como protagonista de sua própria história.
Avaliação Integrada
Avaliação Integrada
A avaliação integrada visa estabelecer um diagnostico global e as necessidades de atenção de cada caso. Com olhar interdisciplinar, compõe a atuação de várias especialidades e o envolvimento de pais, familiares, escola, entre outros. Para tal, além do acolhimento, escuta atenta, observação, analise dos dados, são realizadas reuniões clinicas para discussão, fechamento e direcionamento das propostas terapêuticas.
Arteterapia
Arteterapia
O Instituto Legus desenvolve um trabalho que visa explorar os aspectos do consciente e inconsciente através da arte.
A Arteterapia trabalha com o paciente através de recursos de expressões artísticas como pintura, colagem, literatura, música, e outros, buscando um equilíbrio do que é sentido e vivido, conectando o mundo interno e externo.
Longe de buscar critérios de beleza, se sabe ou não fazer algo artístico, através da arte o paciente consegue exteriorizar seus conflitos e emoções de maneira lúdica e sem julgamentos.
Esse trabalho favorece a melhora da confiança, o autoconhecimento, explora a imaginação e a criatividade, diminui os níveis de ansiedade e stress e desenvolve habilidades sociais.
Orientação Profissional e de Carreira
Orientação Profissional e de Carreira
O Instituto Legus oferece aos adolescentes e adultos Orientação Profissional e de Carreira, que visa auxiliar na reflexão da construção do seu futuro com uma maior consciência de si e dos fatores relevantes que interferem nesse momento. O trabalho é desenvolvido através de entrevistas, dinâmicas e jogos. Este processo contribui para o autoconhecimento, fortalece a confiança e organiza os pensamentos, diminuindo o stress e a ansiedade que nessa fase é sobrecarregada de expectativas e demandas.
Assessoria Escolar
Assessoria Escolar
O Programa Legus de Assessoria Escolar tem por objetivo fortalecer as práticas pedagógicas, auxiliar na implementação de ações que contribuam para potencialização do processo de ensino e aprendizagem, assim como para o enfrentamento das dificuldades na/da escolarização dos educandos. Para isso o Instituto oferece:
⦁ Apoio no Desenvolvimento de Ambientes Escolares
⦁ Apoio na elaboração dos Projeto Político Pedagógico, Adaptação Curriculares e PEI
⦁ Apoio Psicológico para o manejo das dificuldades de aprendizagem ou relacionamento social;
⦁ Apoio na Educação inclusiva;
⦁ Orientação Profissional e de Carreira
⦁ Apoio e educação continuada voltada aos educadores
SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA
SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA
O profissional da área é responsável pelos cuidados da audição, da linguagem oral, da articulação da fala, da voz, da influência, da leitura e escrita e dos sistemas orofacial. Tanto em termos de promoção e prevenção da saúde, quanto com ações de avaliação
Avaliação Neuropsicologica
Avaliação Neuropsicologica
A avaliação Neuropsicológica é uma análise do funcionamento cognitivo global de uma pessoa através da observação do seu comportamento, mensurando por meio de testes específicos das funções mentais.
Seu objetivo é identificar disfunções cerebrais que possam estar associadas ao comprometimento no desempenho de tarefas mentais e motoras e, assim, ajudar no diagnóstico diferencial e tratamento de doenças neurodegenerativas, psiquiátricas, de desenvolvimento como TDAH, transtornos de aprendizagem e traumatismos crânio encefálico.
Supervisão Clínica na abordagem Psicanalítica e Fenomenológica-Existencial
Supervisão Clínica na abordagem Psicanalítica e Fenomenológica-Existencial
O Instituto Legus oferece supervisão clínica em grupo para Profissionais da Psicologia.
Com frequência quinzenal e com 2 horas de duração, a supervisão tem como objetivo proporcionar reflexão e aprofundamento na área clínica através de leituras teóricas e discussões de casos.
Devido a Pandemia COVID-19, não estamos realizando este trabalho presencialmente no Instituto Legus.
Entrar em contato conosco para buscar maiores informações pelo WhatsApp: (11) 9 7956-6712.
AUDIOMETRIA
AUDIOMETRIA
É o exame considerado o padrão ouro da avaliação auditiva. Ele é um exame subjetivo, ou seja, depende da resposta e participação da pessoa que está sendo avaliada para sua realização. O objetivo desse exame é identificar a menor intensidade que conseguimos perceber os sons. Assim, conseguimos avaliar se há algum comprometimento ou perda auditiva. A audição é um dos sentidos para recepção da informação, é fundamental a sua avaliação em qualquer faixa etária, seja para desenvolvimento de fala, aprendizagem ou comunicação. Ouvir bem, faz bem!
IMITANCIOMETRIA
IMITANCIOMETRIA
É um exame rápido e objetivo, ou seja, não irá depender da resposta do paciente. É ele que avalia as condições do tímpano, dos ossículos da orelha média e da tuba auditiva. Também é verificada a presença ou ausência do reflexo acústico. Pode ser feito em todas as faixas etárias e complementa o resultado da audiometria.
EXAME DE PROCESSAMENTO AUDITIVO
EXAME DE PROCESSAMENTO AUDITIVO
Você ouve, mas não entende?
Processamento auditivo é um conjunto de habilidades relacionadas a maneira em que o cérebro interpreta o que ouvimos.
O Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC), está relacionado a dificuldades no processamento da informação auditiva. Ou seja, você pode ter uma audição normal e mesmo assim ter dificuldades para processar, interpretar, organizar e memorizar esse som.
Falta de atenção, dificuldade escolar, memorização, trocas na fala ou escrita, pouco vocabulário, irritabilidade para ouvir no barulho, ouve mas não entende. Essas são as principais queixas, e isso pode refletir negativamente em sua qualidade de vida.
TREINAMENTO AUDITIVO ACUSTICAMENTE CONTROLADO – TERAPIA EM CABINE
TREINAMENTO AUDITIVO ACUSTICAMENTE CONTROLADO – TERAPIA EM CABINE
Em caso de alteração do Processamento Auditivo Central a terapia indicada é o treinamento auditivo acusticamente controlado – terapia em cabine.
Esta terapia fonoaudiológica é realizada por meio de um conjunto de condições e\ou tarefas acústicas o sistema auditivo e outros sistemas relacionados são ativados por meio de estímulos para habilitar organizar o processamento auditivo central.
O treinamento auditivo baseia-se na capacidade do cérebro em se modificar mediante a uma estimulação intensa, a chamada neuroplasticidade, sendo capaz de modificar as estruturas cerebrais, aumentando e fortalecendo as redes neurais responsáveis pelo Processamento Auditivo, resultando assim em uma audição mais eficiente.
Para isso são necessárias em média de 12 sessões. Cada sessão deve ser desafiadora e ter a participação ativa do paciente para atingir os processos bottom up e top down.
Com adequação das habilidades auditivas pode-se observar uma melhora na compreensão de fala e, no caso das crianças, também no desempenho acadêmico.
Especialidades
Neuropsicologia
O Neuropsicodiagnóstico é uma forma de avaliação oferecida pelo Instituto Legus, que tem como objetivo investigar e trabalhar na solução de problemas ligados às funções cognitivas e práxicas, responsáveis pelas funções motoras e mentais, buscando elucidar possíveis alterações na memória e sensopercepção, além de problemas cognitivos específicos.
Fonoaudiologia
O Instituto Legus possui fonoaudiólogos que atuam em promoção da saúde, avaliação, diagnóstico, orientação, terapia (habilitação/reabilitação) e aprimoramento de todos os aspectos envolvidos na comunicação humana.
Com o objetivo principal de estabelecer ou restabelecer as habilidades e funções da comunicação são oferecidos atendimentos individuais. O trabalho realizado envolve avaliação, diagnóstico e intervenção das diferentes alterações da linguagem oral e escrita, voz, audição, assim como de problemas orofaciais e funcionais relacionados à respiração, mastigação e deglutição.
Uma grande diversidade de pacientes é atendida: crianças que demoram a falar ou apresentam trocas de sons na fala, crianças ou adolescentes que apresentam dificuldades para ler e escrever; além de adultos e idosos com queixas variadas.
Nossa equipe
Regiane Strobilius
Fundadora / Psicóloga
CRP: 06/156810
Dra. Ana Carolina Aguilar
Diretora Técnica / Neurologista
CRM: 185599
Dra. Vera Rocha Resende
Psicóloga
CRP 06-2353
Drª Hianna Honorato Moreira de Oliveira
Psiquiatra
CRM: 187448
Ana Rebeca Keiner
Psicóloga Especialista em Neuropsicologia e Psicopedagogia
CRP: 06/122214
Dra. Lucia Ghiringhello
Psicóloga
CRP: 06/902
Marina A. P. Buso
Psicóloga / Neuropsicóloga
CRP: 06/24339
Monica Petit Madrid
Mestre especialista em linguagem e Fonoaudióloga
CRFA: 2-6324
Ana Carolina Godoy Oliveira
Terapeuta Ocupacional
CREFITO 7498/TO
Gisela Monticelli Ribeiro
Psicóloga Especialista em Psicologia Hospitalar e Gestalt-Terapia
CRP: 06/98976
Dra. Antonia Maria Nakayama
Pedagoga Consultora em Educação Inclusiva e Pesquisadora em Deficiência Intelectual
Francine Popes de Camargo Honda
Fonoaudióloga
Especialista em Processamento Auditivo Central
CRFa: 2-17126
Profª. Dra. Roseli Gimenes
Coordenadora do Projeto Cultura em Foco
Dra. Heloísa de Oliveira Macedo
Fonoaudióloga- Especialista em linguagem
CRFa 2-4524
Alessandra da Palma
Psicóloga
CRP: 06/43623
Drª. Lívia Chinelato Marcelino
Psiquiatra
CRM 168197
Florence Roque
Psicóloga
CRP 06/154555
Silvana Mekanna de Camargo
Psicóloga, Assessora Pedagógica e Orientadora Vocacional
CRC: 06/26349
Iraci Saviani
Mestre em Artes Visuais e Arterapeuta
Inis Lacerda Borges de Sá
(In memorian)
Projetos
NEPEL - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Ensino Legus de Desenvolvimento Humano
O Instituto Legus, dedicado a ações de prevenção e tratamento das pessoas, necessita evoluir assim como evoluem as ciências que se dedicam ao estudo do ser humano. Esse desafio se tornou realidade com a criação do NÚCLEO DE ESTUDO, PESQUISA E ENSINO LEGUS DE DESENVOLVIMENTO HUMANO – NEPEL.
O NEPEL dedica-se às atividades de estudo, reflexão crítica e produção de conhecimentos científicos das áreas de Psicologia, Neurologia, Psiquiatria, Pedagogia e Fonoaudiologia, priorizando a investigação relacionada ao desenvolvimento humano.
Com o NEPEL, o Instituto Legus pretende ampliar a inserção dos seus profissionais em temáticas e questões problematizadoras de relevância para a comunidade e a sociedade em geral, dando assim um caráter extensionista à pesquisa por meio de intervenções sociais.
AGENDA
Princípios do atendimento clínico segundo teórico Winnicott
20/02/2020
05/03/2020
12/03/2020
19/03/2020
Das 14h as 18h
Prof.ª: Dra. Ivonise Motta Livre Docente USP
Estudante e profissional de educação e saúde.
A Avaliação do Desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores por meio de Tarefas Avaliativas.
10/03/2020 9h ás 12h
12/03/2020 9h ás 11h
17/03/2020 9h ás 12h
19/03/2020 9h ás 11h
24/03/2020 9h ás 12h
26/03/2020 9h ás 11h
31/03/2020 9h ás 12h
02/04/2020 9h ás 11h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual
Profissionais da educação e saúde.
Psicopatologia: Conceitos básicos da Psicopatologia Geral, Psicodinâmica e suas implicações no manejo da clínica psicológica.
Semestral: Todas as Quintas- Feiras
De: 19/03/2020
Até: 02/07/2020
Das 19h ás 21h
Profª Lígia Ananias Mestre em psicologia clínica. Psicanalista/ Instituto Sedes Sapientiae, Docente PUC e UNIP
Profissionais da educação e saúde, e interessados no tema.
Educação Inclusiva: Desafios e competencias do ser professor ou professora.
14/04/2020
das 19h as 22h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual.
Profissionais da educação e saúde.
Psicodiagnóstico: Neste curso a profª, Doutora e também autora de 5 livros em Psicanálise, ensina psicólogos como fazer o Psicodiagnóstico infantil, desde a entrevista inicial até a devolutiva com os pais. Serão abordados aplicação e correção de testes projetivos como HTP, CAT, jogo de rabiscos.
28/04/2020
05/05/2020
12/05/2020
19/05/2020
Das 19h ás 22h
Profª Dra. Sueli Hisada, Doutora em Psicologia Clínica pela universidade de São Paulo.
Profissionais da educação e saúde.
Educação Inclusiva: Atividades Ludicas e Desafiadoras no ensino da Matemática.
18/05/2020
Das 19h ás 22h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual.
Profissionais da educação e saúde.
Educação Inclusiva: Desenvolvimento do raciocinio logico.
09/06/2020
Das 19h ás 22h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual.
Profissionais da educação e saúde.
Habilidades Sociais na Adolescência: Como usar games e cultura digital para estimular quem já nasceu conectado.
20/06/2020
Das 8h30 ás 17h45
Túlio Andrade: Terapeuta Analitico-Comportamental.
Murilo Boga: Formado em Sistemas de Informação pela USP.
Estudantes e Profissionais da saúde que atendam crianças e adolescentes.
Jogos com a Ferramenta de aprendizagem e o auto-conhecimento.
01/08/2020
08/08/2020
15/08/2020
22/08/2020
29/08/2020
Das 14h às 18h
Palestrante: Karla Rejane Canova Pedagoga especialista em Psicopedagia do desenvolvimento Humano e mestre em psicologia social do trabalho e organizações.
Profissionais da educação e saúde.
Parceria entre Fonoaudiologia e Professores Educação Infantil Temas abordados:
Reflexões sobre as possibilidades de parceria entre a Comunidade Escolar e a Fonoaudiologia com foco na educação infantil, especialmente na aquisição de Linguagem.
05/10/2020
Das 19h ás 22h
Palestrante: Viviane Colino Fonoaudióloga
Moderadora: Monica Petit Fonoaudióloga
Profissionais da educação e saúde.
Grupo D20 para adolescentes
06/03/2020
20/03/2020
Das 14h ás 17h
Renato Vilella
Jovens adolescentes
Grupo D20 para adolescentes
03/04/2020
17/04/2020
Das 14h ás 17h
Renato Vilella
Jovens adolescentes
Grupo D20 para adolescentes
15/05/2020
22/05/2020
29/05/2020
Das 14h ás 17h
Renato Vilella
Jovens adolescentes
Grupo D20 para adolescentes
26/06/2020
Das 14h ás 17h
Renato Vilella
Jovens adolescentes
Grupo D20 para adolescentes
31/07/2020
Das 14h ás 17h
Renato Vilella
Jovens adolescentes
Grupo D20 para adolescentes
04/08/2020
28/08/2020
Das 14h ás 17h
Renato Vilella
Jovens adolescentes
Grupo D20 para adolescentes
18/09/2020
Das 14h ás 17h
Renato Vilella
Jovens adolescentes
Grupo D20 para adolescentes
02/10/2020
16/10/2020
30/10/2020
Das 14h ás 17h
Renato Vilella
Jovens adolescentes
Grupo D20 para adolescentes
14/11/2020
Das 14h ás 17h
Renato Vilella
Jovens adolescentes
Grupo D20 para adolescentes
11/12/2020
Das 14h ás 17h
Renato Vilella
Jovens adolescentes
Oficina do Brincar Legus
É através da brincadeira que a criança se comunica, conhece, estabelece relação e interage com as pessoas e com o mundo. A oficina do Brincar Legus tem como proposta possibilitar a crianças 03 a 06 anos tempos e espaços para o brincar e contribuir para aspectos fundamentais do desenvolvimento integral infantil.
⦁ Favorece a expressão de sentimentos, sendo uma forma de comunicação consigo mesmo e com os outros
⦁ Gera a oportunidade de elaborar o que não foi verbalizado, expressando necessidades e anseios
⦁ Contribui para o desenvolvimento de contatos sociais e a integração da personalidade
Oficina Legus
A constatação da evolução de crianças e adolescentes pela participação em atividades desenvolvedoras em pequenos grupos, trouxe ao Instituto Legus essa modalidade de atendimento, que busca integrar educandos com diferentes percursos de aprendizagem em múltiplas experiências. As oficinas reúnem crianças de 6 a 12 anos, e têm como objetivos:
⦁ Enfatizar a vida social e o respeito à singularidade
⦁ Favorecer o sentido da aprendizagem para que o educando acredite em sua possibilidade de aprender
⦁ Ressignificar a trajetória de vida e escolar
⦁ Contribuir para seu desenvolvimento afetivos, cognitivo e social.
Oficina de Voz Legus
A oficina de voz Legus tem como objetivo sensibilizar, apresentar e abordar informações sobre cuidados relacionados à saúde vocal do professor e sua qualidade de vida. Entre os temas abordados, estão: a identidade da voz; anatomia e fisiologia da voz; saúde vocal e exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal e uso da voz em sala de aula.
AGENDA
LIVE - Amamentação - Monica Petit
30/09/2020
As 19h
Luciana Cardoso - Fonoaudióloga (CRFa 2-7052)
Com 21 anos de experiência em atendimentos a prematuros em Hospital IHAC e AHRNBP - Método Canguru, Doutora em Enfermagem pela UFSC, Especialista em Saúde Coletiva e Ajudante de amor.
Nana Queiroz
Jornalista, Escritora e Mãe de Jorge
Heloisa Macedo (2-4524) e Monica Petit (Crfa 2-6324) fonoaudiólogas Equipe Legus
LIVE - A escolha da profissão: dúvidas e possibilidades
28/09/2020
As 17h
Adriana Marqueto e Mônica Samaha
LIVE - SUICIDIO E A PANDEMIA
23/09/2020
As 19h
Silvana Mekana
Psicóloga clínica, coordenadora pedagógica, assessora pedagógica, orientadora vocacional e palestrante
Dra Livia Chinelato Marcelino - CRMSP 168197
Medica pela FAMEMA- Faculdade de Medicina de Marilia. Psiquiatra pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
LIVE USO ABUSIVO DE ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
08/09/2020
As 19h
Renato Gallo - CRP
LIVE 6º ENCONTRO DE INCLUSÃO
08/09/2020
As 19h
LIVE – ARTETERAPIA
02/09/2020
As 17h
ENCONTROS DE INCLUSÃO:
Singularidade e Diversidade: Do Preconceiro ao Estigma
Conteúdo: Como se forma o estigma
10/03/2020
Das 19h ás 21h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual
Profissionais da área de saúde e educação.
ENCONTROS DE INCLUSÃO:
Alice no pais...das maravilhas: A cultura escolar em questão.
24/03/2020
Das 19h ás 21h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual
Profissionais da área de saúde e educação.
ENCONTROS DE INCLUSÃO:
O patinho que não era feio: As dificuldades encontradas pelo educando no processo de escolarização
07/04/2020
Das 19h ás 21h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual
Profissionais da área de saúde e educação.
ENCONTROS DE INCLUSÃO:
Sala de aula: Que espaço é esse: Manejo da Sala de aula
21/04/2020
Das 19h ás 21h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual
Profissionais da área de saúde e educação.
Pulsão de vida: O milagre na cela 7
04/05/2020
Presidente Dra. Regiane Strobilius Profª Dra. Antonia Maria Nakayama; Dra. Adriana Almeida Prado; Dra. Daniela Gonzalez Pena;
PALESTRA ONLINE
ENCONTROS DE INCLUSÃO:
Sala de aula, lugar do Humano: A diversidade presente na sala de aula.
12/05/2020
Das 19h ás 21h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual
Profissionais da área de saúde e educação.
ENCONTROS DE INCLUSÃO:
Em tempo de Dom Quixote: Competência e desengano do professor na atualidade.
26/05/2020
Das 19h ás 21h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual
Profissionais da área de saúde e educação.
ENCONTROS DE INCLUSÃO:
Meu aluno não presta atenção: Atenção, Desatenção. Prestando atenção no processo atencional do aluno.
10/06/2020
Das 19h ás 21h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual
Profissionais da área de saúde e educação.
ENCONTROS DE INCLUSÃO:
Meu aluno não sabe pensar: Prestando atenção na capacidade cognitiva do aluno.
24/06/2020
Das 19h ás 21h
Profª Dra. Antonia Maria Nakayama. Doutora em educação. Pesquisadora em Deficiência intelectual
Profissionais da área de saúde e educação.
Roda de conversa:
Cultura em Foco
02/03/2020
Das 19h ás 21h
Profª: Dra. Roseli Gimenes, Doutora em Tecnologias da Inteligencia e Pesquisadora Pós-Doutorada em Comunicação Semiótica pela PUC S.P
Todos os Profissionais e Interessados.
Roda de conversa:
Cultura em Foco
06/04/2020
Das 19h ás 21h
Profª: Dra. Roseli Gimenes, Doutora em Tecnologias da Inteligencia e Pesquisadora Pós-Doutorada em Comunicação Semiótica pela PUC S.P
Todos os Profissionais e Interessados.
Roda de conversa:
Cultura em Foco
04/05/2020
Das 19h ás 21h
Profª: Dra. Roseli Gimenes, Doutora em Tecnologias da Inteligencia e Pesquisadora Pós-Doutorada em Comunicação Semiótica pela PUC S.P
Todos os Profissionais e Interessados.
Roda de conversa:
Cultura em Foco
01/06/2020
Das 19h ás 21h
Profª: Dra. Roseli Gimenes, Doutora em Tecnologias da Inteligencia e Pesquisadora Pós-Doutorada em Comunicação Semiótica pela PUC S.P
Todos os Profissionais e Interessados.
Roda de conversa:
Cultura em Foco
06/07/2020
Das 19h ás 21h
Profª: Dra. Roseli Gimenes, Doutora em Tecnologias da Inteligencia e Pesquisadora Pós-Doutorada em Comunicação Semiótica pela PUC S.P
Todos os Profissionais e Interessados.
Roda de conversa:
Impacto do uso dos Eletrônicos na Aquisição da Linguagem Infantil.
01/06/2020
Das 19h ás 21h
Viviane Colino- Fonoaudiologa Monica Petit Madrid- Fonoaudióloga
Prifissionais da rede de cuidado infantil, pais e professores.
Roda de conversa:
Lição de casa e hábitos de estudo.
Os pais têm o papel fundamental na motivação de aprendizagem e na formação de hábitos de estudos de seus filhos. Neste encontro serão compartilhados conhecimentos e dicas para ajudá-los nessa tarefa que, muitas vezes, se mostra desafiadora.
07/07/2020
Das 19h30 ás 21h
Adriana Marqueto- Pedagoga, especialista em neuroaprendizagem
Monica Samaha- Psicologa , Psicopedagoga, arte educadora. Especialista em orientação profissional
Pais e Educadores.
ARTIGOS
Coordenadora do curso de Letras realiza debate on-line sobre o filme “O milagre na cela 7”
No dia 4 de maio, a coordenadora geral do curso de Letras, Roseli Gimenes, realizou on-line, por meio do aplicativo Zoom, a palestra Pulsão de vida: O milagre na cela 7. O evento ocorreu como parte do Projeto Cultura em Foco, promovido pelo Instituo Legus, que tem como proposta criar grupos de debates e estudos de obras culturais, como livros, filmes, pinturas e outras manifestações de arte, com um olhar psicanalítico.
A discussão teve como base o filme turco O milagre na cela 7 (2019), de Mehmet Ada Öztekin, abordando o contexto histórico da Turquia na década de 1980, a questão da pena de morte (cuja última execução ocorreu em 1984, sendo abolida apenas em 2004), o terceiro Golpe de Estado no país e o sistema prisional. Além dos aspectos históricos, políticos e sociais, o filme apresenta uma visão crítica em relação aos problemas do protagonista Memo (Aras Bulut Iynemli), um pai solteiro com deficiência intelectual que acaba servindo de chacota à comunidade e, injustamente, é condenado à pena de morte.
Segundo Roseli Gimenes, “a película vem causando comoção nos espectadores e encanta por mostrar muitas metáforas e apresentar ao mundo uma visão idílica entre pai e filha, que se complementa pelo código que ambos mantêm em sua comunicação: Lingo, lingo şişeler, uma referência a uma canção folclórica da Turquia. Apesar de todos os percalços por que passa Memo, a vida assume a importância que merece: a liberdade e o amor.”
Participaram ainda do debate a psicóloga e presidente do Instituto Legus, Regiane Strobilius, acompanhada da diretora administrativa Adriana Almeida Prado, da psicóloga Daniela Gonzalez Pena e da pedagoga e consultora em Educação Inclusiva, Antonia Maria Nakayama.
O evento contou com a presença virtual de alunos do curso de Letras da UNIP, período matutino, dos campi Brasília, Marquês, Goiânia, Santos, Vergueiro, Campinas e do EaD, bem como de estudantes do curso de Psicologia, período matutino, do campus Alphaville. Devido à grande procura e ao limite de usuários on-line no aplicativo, muitos interessados não puderam participar do debate, motivo pelo qual o Instituto Legus prometeu reapresentá-lo em breve.
Instituto Legus oferece plantão remoto de psicologia
Em tempos de pandemia, o isolamento social é necessário, mas também pode trazer dificuldades emocionais. Pensando nisso, o Instituto Legus, que conta com equipe interdisciplinar referência no restabelecimento do equilíbrio psíquico, físico e emocional, criou o Plantão Psicologia Solidária.
“São dois encontros gratuitos de orientação, com duração de até 30 minutos cada, através de chamada de vídeo pelo WhatsApp”, informa a psicóloga Regiane Strobilius, presidente do Instituto Legus.
Regiane, que já f